BIBLIOLOGIA

Introdução à Bíblia


UNIDADE I

O LIVRO MILAGRE

1) UM LIVRO DIFERENTE

A Bíblia é um livro diferente dos demais livros por duas razões principais:
a. Tem como autor o próprio Deus
b. Traz uma mensagem diretamente de Deus para os homens, ou seja, a revelação de Deus.

Apesar de os livros da Bíblia terem sido escritos por homens, o autor da Bíblia é o próprio Deus. Portanto, o único livro cujo autor é Deus, é a Bíblia.

Através da Bíblia, Deus abre a cortina que esconde o céu e nos convida a ouvir uma mensagem. Assim, a Bíblia é a mensagem de Deus para os homens. Esta mensagem, é então, a revelação de Deus para a humanidade.

OBS: REVELAR quer dizer contar uma coisa que era segredo, que ainda não era conhecido por ninguém.


2) UMA COLEÇÃO DE LIVROS

O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos de Cristo, no século II d.C.;

A Bíblia é composta de 66 livros que estão assim distribuídos: 39 livros compõem o Velho Testamento e 27 livros compõem o Novo Testamento. Assim, quando falamos em “Bíblia” não estamos falando de um só livro, mas de uma coleção de livros que se divide em duas grandes partes: Velho Testamento e Novo Testamento.

Foi a primeira obra impressa por Gutenberg, em seu recém inventado prelo manual, que dispensava as cópias manuscritas.

A divisão em capítulos foi introduzida pelo professor universitário parisiense Stephen Langton, em 1227, que viria a ser eleito bispo de Cantuária pouco tempo depois.

A divisão em versículos foi introduzida em 1551, pelo impressor parisiense Robert Stephanus. Ambas as divisões tinham por objetivo facilitar a consulta e as citações Bíblicas, e foi aceita por todos, incluindo os judeus.

A primeira Bíblia em português foi impressa em 1748. A tradução foi feita a partir da Vulgata Latina e iniciou-se com D. Diniz (1279-1325).
3)O MILAGRE DA BÍBLIA

A Bíblia é um verdadeiro milagre pois:

a. Foi escrita durante um período de + ou – 1400 anos e ainda hoje seu conteúdo continua atual;
b. Foram usados por Deus na produção dos livros que compõem a Bíblia, cerca de 40 homens que viveram em épocas diferentes e culturas diferentes, muitos deles nunca se viram, e mesmo assim, a Bíblia tem um tema central e sem contradições;
c. Apesar da idade da Bíblia, sua mensagem não se desatualiza. Cada vez que a lemos ela nos traz uma mensagem nova. Qualquer outro livro com a idade da Bíblia já estaria miseravelmente desatualizado.
d. As profecias da Bíblia têm sido fielmente cumpridas ao longo do tempo, como por exemplo, a profecia sobre a restauração de Israel e seu reconhecimento como nação descrita em Jeremias 30:3 e Amós 9:14,15 que teve seu cumprimento em nosso século no ano de 1948.

4) O TEMA CENTRAL DA BÍBLIA

Desde o livro de Gênesis até o livro do Apocalipse a Bíblia traz um único tema: A REDENÇÃO DO HOMEM.

No jardim do Éden, o homem pecou pela desobediência a Deus. Entretanto, Deus providenciou a redenção (salvação) do homem através de Jesus Cristo. Essa mensagem de redenção através de Jesus Cristo é que é o tema central da Bíblia.

Todos os profetas trouxeram à nação de Israel a promessa de um redentor. Os Salmos de Davi claramente nos falam do redentor que havia de vir. Assim, por todo o Velho Testamento temos a promessa de nossa redenção.

O Novo Testamento inicia com o nascimento de Jesus Cristo, o Redentor prometido. Assim, a concretização da promessa de nossa redenção encontra-se no Novo Testamento.

Quando Jesus morreu na cruz e ressuscitou ao terceiro dia, Ele concluiu a obra de nossa redenção. Em resumo: tanto o Velho Testamento como o Novo Testamento, o tema principal é a redenção do homem através de Jesus Cristo.


Prof: Rodrigo Galvão de Paiva