REVELAÇÃO E INSPIRAÇÃO

UNIDADE III

1) O QUE É REVELAÇÃO?

Revelação, é Deus, o criador, fazendo-se conhecido aos homens e comunicando-lhes seus propósitos. O homem sozinho nunca poderia chegar a um conhecimento perfeito de Deus. Conhecemos algo sobre Deus porque Ele mesmo se fez conhecido aos homens.

Fala-se muito hoje em comunicação. Deus também comunicou aos homens seus propósitos. Um dos propósitos de Deus foi a redenção da humanidade. Quando Deus comunicou aos homens seus propósitos, Ele estava se revelando. Deste modo, conhecemos nosso criador como Deus de amor e santidade porque Ele mesmo se revelou a nós.

Por isso, dizemos que REVELAÇÃO é o fato de que Deus, o criador, fez-se conhecido aos homens e comunicou-lhes os seus propósitos. Deus se faz conhecido e comunica aos homens os seus propósitos basicamente de duas maneiras: Através de uma REVELAÇÃO GERAL e uma REVELAÇÃO ESPECIAL.

1.1) REVELAÇÃO GERAL – Deus se revela aos homens de um modo geral através da natureza e da nossa consciência. Qualquer pessoa, observando a natureza, pode ter certo conhecimento de Deus. As tribos mais primitivas do Brasil, da África ou de qualquer outra parte do mundo têm sua religião, o que revela um certo conhecimento de Deus. Leia Romanos 1.20. Paulo está dizendo que nenhuma criatura pode dizer que não conhece um pouco de Deus, pois tanto o seu poder, como a sua divindade, são reconhecidos por meio das coisas que foram criadas, isto é, da natureza. O Salmo 19 inteiro mostra atributos de Deus que podemos conhecer através das obras da natureza. Então, através das maravilhas da natureza, do céu infinito ou do núcleu de um átomo, Deus se revela aos homens. A consciência dentro de você o deixa contente quando você faz algo de bom e o acusa quando você faz algo de ruim. Este é outro modo de chegarmos a possuir um certo conhecimento da vontade de Deus: Através da nossa consciência. Esta voz interior é o Espírito de Deus nos auxiliando em nossas decisões. Leia João 16:8-11. Jesus está dizendo que quando o Consolador (Espírito Santo)viesse, convenceria o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Então, Deus revela aos homens que não aprova o pecado, e isso Ele o faz através da obra do Espírito Santo em nossa consciência. Consulte os textos de Salmo 8, Romanos 10:18, Mateus 13:13-15, Efésios 2:8 e Filipenses 2.13.

1.2) REVELAÇÃO ESPECIAL – A revelação especial de Deus se deu de duas maneiras:

a. Através da Bíblia;
b. Através da vida e atos de Jesus Cristo.

A Bíblia é a palavra de Deus. De um modo mais especial Deus se revelou aos homens através da Bíblia. Leia 2 Timóteo 3:16. Paulo está dizendo que toda a Escritura (a Bíblia) é inspirada por Deus. A Bíblia, que foi produzida através do próprio “sopro” de Deus, se constitui numa revelação de Deus. Leia os seguintes textos: 2 Pe 1:20,21; 2 Tess 3:6-14; Mt 10:10; Lc 10:37 e 1 Tim 5:18. Deus foi se revelando aos homens aos poucos, através de todo o Velho Testamento até a revelação se completar na última página da Bíblia.

UMA REVELAÇÃO GRADATIVA E PROGRESSIVA – Deus não se revelou de uma só vez ao homem. A revelação de Deus foi gradativa e progressiva.

NOTA: Temos que observar quanto à revelação especial, que Deus começou a se revelar “de muitas maneiras” através de todo o VT até que, na plenitude dos tempos, enviou seu filho Jesus Cristo.

Quando Jesus voltou para o céu e enviou o Espírito Santo, Deus revelou ainda muitas outras coisas que estão registradas no NT. O último livro da Bíblia, o Apocalipse, encerra a revelação de Deus aos homens (Ap 22:18,19). Tudo o que o homem precisava saber sobre Deus e seus propósitos está revelado na Bíblia. Por isso, já não há mais profetas e profecias nos moldes do VT. A revelação de Deus completa-se nas páginas da Bíblia.

Além de ter sido gradativa, a revelação de Deus foi também progressiva. Podemos esquematizar o processo da revelação da seguinte maneira:

Assim, Deus foi se revelando aos homens na medida em que eles iam ficando mais maduros para receber sua revelação.


JESUS CRISTO, A REVELAÇÃO PERFEITA DE DEUS – Jesus Cristo é a revelação mais perfeita de Deus aos homens. Leia João 14:9. Jesus diz que “quem me vê a mim, vê o Pai”. Sendo assim, segue-se que em cada ato e a cada momento da vida de Cristo, temos uma revelação de Deus Pai. O que Jesus faz, experimenta ou diz é o próprio Deus encarnado que faz, experimenta ou diz. Então, Jesus é a revelação mais completa de Deus aos homens porque Ele é a própria imagem de Deus. Veja Cl 1:15 e Jo 10:30.

2)O QUE É INSPIRAÇÃO

Inspiração é a influência sobrenatural do Espírito Santo de Deus sobre os escritores sagrados, motivo pelo qual seus escritos tem perfeita validade.

NOTA: Você já ouviu muitas vezes frases como estas: “Hoje estou inspirado”, “você é minha inspiração”, e assim por diante. No entanto, não é deste tipo de inspiração que nos referimos aqui.

Quando em teologia você encontrar o termo “inspiração”, ele se refere à influência sobrenatural do Espírito Santo sobre os escritores sagrados. Influência é uma força que uma pessoa exerce sobre outra. Os pais exercem influência sobre os filhos. O Espírito Santo exerceu influência sobre os escritores sagrados.

Em 2Tm 3:16 a palavra usada no grego para “inspiração” é “THEOPNEUSTOS”, que quer dizer: ”Deus soprou”. Então, inspiração refere-se ao sopro de Deus, ou seja, a influência sobrenatural do Espírito Santo de Deus sobre os escritores sagrados. Por isso, todas as palavras da Bíblia têm autoridade divina e têm perfeita validade.

NOTA: Na Bíblia são citadas palavras humanas, bem como palavras de Satanás. Neste caso as palavras têm perfeita validade no sentido de que realmente foram citadas por homens ou pelo próprio Satanás.



Prof: Rodrigo Galvão de Paiva