DIVISÕES DA BÍBLIA

UNIDADE II



1) O VELHO TESTAMENTO É A BÍBLIA HEBRAICA
A Bíblia hebraica, que corresponde ao nosso Velho Testamento, está dividida em três partes:
a) A Lei(Pentateuco = cinco livros)
b) OS PROFETAS
c) OS ESCRITOS

A Bíblia hebraica é o nome que damos ao conjunto de livros sagrados que estavam sendo usados no tempo de Jesus Cristo.

Os livros da Lei incluem os cinco primeiros livros do Velho Testamento:

• Gênesis
• Êxodo
• Levítico
• Números
• Deuteronômio


A segunda divisão da Bíblia hebraica chamada “OS PROFETAS”, é formada pelos livros escritos pelos profetas. Todos os livros que os profetas do tempo do VT (Velho Testamento) escreveram, foram agrupados numa divisão chamada de “OS PROFETAS” e dividem-se em: Profetas Anteriores e Profetas posteriores.

Os profetas anteriores compreendem os livros de Josué, Juízes, Samuel, e Reis.

Os profetas posteriores são: Izaías, Jeremias, Ezequiel, e os doze profetas menores.

Leia Mateus 5:17 e 22:40 e observe que Jesus está se referindo a duas divisões da Bíblia hebraica que são à LEI e aos PROFETAS.

A terceira divisão da Bíblia hebraica que recebe o nome de “ESCRITOS” foram escritos por homens que não tinham o cargo de profeta, mas também eram homens inspirados por Deus.

Os ESCRITOS compreendem os seguintes livros: Rute, Crônicas, Neemias, Esdras, Ester, Jó, Salmos, Provérbios de Salomão, Eclesiastes, Cantares de Salomão, Lamentações, Daniel.








2) O VELHO TESTAMENTO EM NOSSA BÍBLIA

5 divisões – 39 livros

O Velho Testamento em nossa Bíblia está dividido em cinco partes somando 39 livros:
a) LIVROS DA LEI
b) LIVROS HISTÓRICOS
c) LIVROS POÉTICOS
d) PROFETAS MAIORES
e) PROFETAS MENORES

Do mesmo modo que na Bíblia hebraica, os cinco primeiros livros de nossa Bíblia recebem o nome de LIVROS DA LEI.

Eles têm esse nome porque neles se encontram as principais leis e mandamentos que Deus deu ao povo de Israel através de Moisés.

A segunda divisão do VT (Velho Testamento) em nossa Bíblia compreende os livros de Josué até Ester e são chamados de LIVROS HISTÓRICOS. Estes livros são assim chamados porque narram a história do povo de Deus até aproximadamente 400 anos antes de Cristo num total de 12 livros.


A terceira divisão do VT (Velho Testamento) em nossa Bíblia compreende os livros de JÓ até LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS e são chamados de LIVROS POÉTICOS porque foram escritos em forma de poesia.

A poesia hebraica não tem métrica nem rima como a nossa, mas, por causa do ritmo e do paralelismo, podemos perceber que há poesia nos livros poéticos.

A quarta divisão do VT (Velho Testamento) em nossa Bíblia é formada pelos PROFETAS MAIORES e compreendem os livros de Izaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Por apresentarem uma maior gama de predições em relação à Cristo, é que têm esta classificação de “Profetas Maiores”, e não por serem mais ou menos importantes que os demais.

A quinta e última divisão do VT (Velho Testamento) em nossa Bíblia é chamada de PROFETAS MENORES e compreendem os livros de Ozéias até Malaquias. Por apresentarem uma menor gama de predições em relação à Cristo, é que têm esta classificação de “Profetas Menores”.


Prof: Rodrigo Galvão de Paiva