quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A Tríplice Missão

Uma pregação na Igreja Independente Congregacional do Fernando Collor cujo Pastor é Carlos Augusto. O tema relacionado para o mês de Setembro era Missões. Trabalhei o tema e desenvolvi uma mensagem com o seguinte tema A Tríplice Missão basicamente com três pontos.
    Texto base Apocal. 5:1-13
  1. A missão de Deus;
  2. A missão de Jesus;
  3. A missão da Igreja. 
Textos utilizados: Filip. cap 2:9-11 / Mat. 24:14

A Missão da Igreja é Servir ao Cordeiro.

Há 7 elementos que o Cordeiro, Jesus, receberá. A pergunta é: quem os dará? De quem Ele receberá? Atenção para este texto, há aqui certamente 3 elementos teocráticos, que o Cordeiro receberá de Deus, e 4 elementos antropomórficos, que o Cordeiro deverá receber da Sua Igreja, cada um de nós.

O primeiro é a riqueza (ploton) e refere-se a nossa riqueza, nosso dinheiro, nosso ouro, prata e reais. Isto leva-nos a crer que o dinheiro dos santos tem como função prioritária servir ao Cordeiro Jesus. Como Ele deseja que eu use o meu dinheiro ? Esta deve ser uma pergunta levantada por cada um dos santos.

O segundo elemento é a sabedoria (sofian) e aponta para a nossa inteligência humana, capacidade mental de raciocinar e processar pensamentos. Isto signfica que nossa inteligência não possui como finalidade maior fazer-nos passar no vestibular ou conseguir uma promoção no emprego mas sim servir ao Cordeiro em tudo aquilo que for prioritário para o reino.

O terceiro elemento é a força (Isxun). Nossa energia física e nosso suor. Devemos usar nosso corpo e capacidade de trabalho físico sobretudo para servir ao Cordeiro Jesus. Nossa musculatura, saúde e suor devem estar a disposição de Cristo.

O último elemento aqui registrado é o louvor (eulogian), de ‘logia’, ‘logos’. Não se refere necessariamente aos nossos cânticos e adoração litúrgica mas ao nosso louvor com palavras. Põe nossa atenção naquilo que falamos seja em casa, no trabalho ou ainda aquilo que murmuramos sem que ninguém ouça. Devemos colocar nossas palavras a serviço do Cordeiro.
A Missão da Igreja é Servir ao Cordeiro com tudo aquilo que tem de melhor. É cumprir os seus desejos mais profundos. E o Cordeiro possui muitos desejos. Estão relatados na Palavra do Senhor.

Um deles, entretanto, é ser conhecido por toda a terra, entre todos os povos. Este foi o seu desejo mais enfático. E um dos únicos que ainda não foi cumprido. Nós nos deixamos levar pelo brilho das catedrais e pelo calor dos holofotes. E nos esquecemos que o desejo primário do Cordeiro é que nosso dinheiro, sabedoria, força e louvor sejam usados para levar o Seu nome e fazê-lo conhecido fora dos nossos templos e programas eclesiásticos.

Jesus deseja ser conhecido no sertão Brasileiro, por vezes esquecido. Entre os indígenas no nosso país onde Missões Evangélicas lutam por décadas, bravamente, com pouquíssimo apoio eclesiástico e político. Missionários são retirados das aldeias sem a menor explicação e não há mobilização. Mas quando o novo código civil ameaçou taxar nossas igrejas vimos um grande levante de irmãos preocupados. Perdemos a prioridade de Jesus.

Jesus deseja ser conhecido na África distante e entre os islâmicos mais radicais. Entre os 2.227 PNAs e as 3.500 línguas sem a Palavra traduzida. Jesus deseja ser conhecido pelo homem que mora ao seu lado e àqueles que estão no gueto urbano mais inacessível.

Esta é uma grande verdade: Jesus deseja ser conhecido e, apesar de sermos mais de 20 milhões de evangélicos neste grande país, termos riquezas, sabedoria, força e louvor, Ele continua desconhecido em diversos lugares.

Att,
Rodrigo Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É muito importante que você faça o seu comentário!