quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O Testamento Ministerial de Paulo


“Pois Demas me abandonou, tendo amado o mundo presente, e foi para Tessalônica, Crescente para a Galácia, Tito para a Dalmácia;”
II Timóteo 4:10
Tem-se tornado comum, o desvio de propósito no ministério pastoral.
Creio, que se houvesse um noticiário pertinente a esse assunto  nas igrejas, a notícia, seria mais ou menos assim:
“Deixou o ministério por melhores salários.” “Trocou o pastorado pela mulher do outro.” “Largou o ministério preocupado como o futuro da mulher, filhos e sogra.”  “Largou o ministério cansado de brigar, reinvidicar e não ser atendido.” “Pastor, cansado de fazer tudo deixa o ministério e fica sem fazer nada.” “Pastor briga com presbíteros, diáconos e igreja e não perdoa nem sob tortura”.  “Pastor foge com a secretária, cansado da mulher e os quatro filhos.”
A EXCELÊNCIA DO MINISTÉRIO PASTORAL
“ Fiel é a palavra: Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja.”I Tm 3:1
A  excelência do ministério pastoral consiste em pregar a Palavra de Deus. Mas qual o poder desta palavra? E qual o poder e eficácia por ela exercidos? Muitos, mas vejamos alguns:
·         Restaurar personalidades, trazer luz, vida e esperança num mundo de trevas, misérias e pecados.
·         Apascentar, (é apascentar, e não ‘pau sentar’ ) fortalecer, buscar, curar, ligar, alimentar  livrar , cuidar , proteger. Ez 34: 3-4,12-16.
·         Conhecer e cuidar. Pv 27:23 “Procura conhecer os estado das tuas ovelhas, e cuida dos teus rebanhos.”
·         Dar a vida. Jo 10:11; Amar, corrigir, discipular, formar, dar exemplo, soerguer, consolar.
·         Formar indivíduos para uma sociedade mais justa e fraterna, onde o egoísmo, e o pecado não mais existam; onde  as desigualdades sociais, políticas e religiosas sejam extintas.
·         Promover conversões de pais aos filhos, de filhos aos pais, esposos e esposas, conseqüentemente posteridades de bênçãos para a cidade e nação.
·         Ser referencial, padrão, paradigma de justiça, integridade, retidão, fidelidade e amor.
O mundo procura modelos para seguir (ali vai um homem de Deus),  e o  ministro de Deus tem que ser este modelo de: Pai, filho, marido, pastor, chefe de casa, colega de ministério, amigo, de cidadão.
·         Pregar a palavra, é a função básica do pastor. Para tanto, ele vai precisar de tempo, leitura, pesquisa e regá-la constantemente com oração.
“ Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade em casa de Carpo, bem como os livros, especialmente os pergaminhos.”Vs. 13; I Tm 4:13-16   “ … e, quanto a nós ,  nos consagraremos  à oração e ao ministério da palavra.” At 6:4
O pastor que não se esmera na leitura, na pesquisa, fica muito limitado em sua cultura e logo a igreja perceberá sua superficialidade nos assuntos abordados.
O equilíbrio e a moderação do pastor. “ Sê sóbrio em todas as cousas”. A obra é de Deus, somos cooperadores da obra D’ele; nem tudo o pastor pode fazer. As muitas canseiras do ministério provêm do pensamento falso de que somos os tais, o super-homem, super-marido, super-crente. Somos de carne e osso, sujeitos as mesmas fraquezas que os demais.
As lutas e percalços do ministério. “Suporta as aflições”Vs. 5 Abandono de amigos e companheiros. Vs.9-12,16 O desabafo de Paulo em II Tm 4:10 é forte:“Porque Demas tendo amado o presente século, me abandonou…” a minha primeira defesa ninguém foi a meu favor; antes todos me abandonaram.”
Solidão, tristezas. Ingratidão, perseguição. Vs 14,15 ( Alexandre, o latoeiro) Tentações. Voltar atrás, desviar do alvo. Problemas familiares, finanças. Lutas espirituais e materiais.
Quem pensa que a vida de pastor é leve e sem lutas está muito enganado.
Cumprir até o fim o ministério. “ cumpre cabalmente o teu ministério”. Vs.5
Pastor sem ressentimentos. “ Traze-me Marcos,  porque me é muito útil ao ministério.” Vs. 11 “ Que isto não lhes seja posto em conta.”Vs. 16 A  pior cousa que pode acontecer na vida de um pastor é ele ficar amargo, crítico, reclamão. Certamente está fadado ao fracasso e a derrota e um ministério pífio.
A FORÇA DO QUE SUSTENTA O MINISTRO DO EVANGELHO
“ Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.” Pv 24:10
“Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por meu intermédio,  a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem; e fui libertado da boca do leão.
O Senhor me livrará também de toda a obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém” II Tm 4:17,18
Assistência pessoal de Deus. “… me assistiu”. Vs. 17 Revestimento de forças“ …me revestiu”. Vs. 17 Usado com um propósito santo. “ …para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida”vs. 17 Livramento de toda a obra maligna. Vs. 18  “ O Senhor me livrará também…” Segurança garantida para a eternidade. Vs. 18   “… e me levará salvo para o seu reino celestial.”
QUAIS OS PERIGOS DOS DESVIOS DO MINISTÉRIO
Fazer o que não lhe compete. Ao pastor não  compete fazer o trabalho de pedreiros, administrador, telefonista, eletricista, diáconos, na igreja. Seu trabalho é cuidar de ovelhas.
– Certo irmão quando soube que o pastor ia servir em outra igreja, perguntou dele: “ E agora pastor, quem vai terminar a construção da igreja, tendo em vista que era o senhor que construía? No que o Pastor lhe respondeu. “ Você não quer um  Pastor, mas um pedreiro.”
Dominar e impedir os ministérios. È um perigo pastor não formar liderança, quando teve oportunidade. Outro perigo é a auto-suficiência, achar-se o máximo, e que não tem ninguém que faça melhor que ele.  Stress, canseiras. (Acúmulo de atividades que não lhe compete). Cuidado, pastor também tem coração.
CONSERVANDO A PUREZA DO MINISTÉRIO
“ … e, quanto a nós ,  nos consagraremos  à oração e ao ministério da palavra.” At 6:4
Oração  e Ministério da Palavra.
·         Oração na vida do Pastor. Oração é combustível diário que alimentará o pastor na intimidade com seu Deus para fazer o trabalho pastoral. Pastor que não prioriza a oração em seu ministério pastoral  está condenado ao fracasso, porque as vitórias de um pastor dar-se-á quando estiver com o joelho dobrado.
“ Muito oração, muito poder, pouca oração pouco poder, nenhuma oração, nenhum poder.”
Ministério da Palavra. (Estudo, dedicação, esmero, disciplina) Bíblia, livros devocionais, revistas, cultura. Pastor que não se dedica a leitura e a pesquisa, necessita compreender a importância da cultura na sociedade contemporânea e a evolução racional da humanidade.
Declaração de fé e confiança de um pastor vencedor que cumpriu plenamente seu ministério na terra.
“ Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.”Vs. 7
Certeza do reconhecimento divina e do galardão guardado: Coroa da justiça.
“ Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto Juiz me dará naquele dia;  e não somente a mim, mas também a  todos quantos amam a sua vinda.” II Timóteo 4: 8


 Prof: Rodrigo Galvão de Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É muito importante que você faça o seu comentário!